Skip to content

ESTAMOS SEMPRE COM NOVIDADES AQUI NO BLOG, SEJA AVISADO DE NOVOS POSTS PRIMEIRO, ASSINE NOSSA NEWSLATTER AO LADO.

Não praticamos spam

Como criar redes sociais

Para saber como criar redes sociais, e melhor, gastando o mínimo de recursos financeiros possíveis resolvi escrever este pequeno post na intenção de mostrar a você que esta ideia está longe de ser impossível.

Obviamente temos que esclarecer alguns pontos, criar uma rede social atualmente é de fato muito simples, porém conseguir pessoas que estejam dispostas a sair das já consagradas redes sociais não é algo fácil, é preciso planejar e estudar bem o nicho onde você quer criar essa rede, algo mais segmentado, um exemplo disso é o facegloria uma rede social para cristãos.

Então tudo bem, digamos que você já tenha toda a ideia e já sabe quem serão seus possíveis usuários, tudo dentro dos conformes, quais os próximos passos a seguir? Vaja abaixo.

Contrate um nome de domínio

O domínio nada mais é do que o endereço de sua rede social na internet, por exemplo, facebook.com, facegloaria.com, suaredesocial.com, é importante que o domínio seja de fácil memorização por parte dos usuários, que não seja um nome muito grande, apesar de que, se tratando de uma rede de nicho, talvez seus usuários se adaptem bem a certos nomes, normalmente usados entre este grupo, vale o bom senso.

Índico a empresa superdomínios para registro, já utilizo o serviço deles e estou muito satisfeito, mas fique livre para utilizar outras empresas, o endereço do site é o seguinte: superdomínios.org

Contrate um servidor

Se o domínio é o endereço de sua rede social, o servidor é a casa dela na internet, analogia simples.

De modo geral praticamente todas as empresas de hospedagem oferecem php e mysql, não vou entrar em detalhes, mas isso é tudo o que você vai precisar para criar sua rede social.

Indico o hostgator por já ter utilizado o serviço deles e tive uma boa experiência, então sempre indico seus serviços.

Próximo passo…

Contrate uma equipe multidisciplinar composta por: programador (es) front-end, programador (es) back-end, designer (es), gerente de projetos, editores de conteúdo, entre outros … calma, muita calma nessa hora, a ideia do post é de mostrar como criar redes sociais com pouco dinheiro, então esqueça esse parágrafo, pule para o próximo!

Instale um script de rede social

Se você que está lendo até aqui for um programador, provavelmente já deve ter desferido alguns palavrões contra minha pessoa, como assim deixar de contratar uma boa equipe e a “substituir” por um script? Calma amigo, amigo … não é essa a ideia, mais uma vez este post é para mostrar a forma menos cara de se fazer e cá entre nós, é sim possível.

Qual o script?

Existem vários no mercado, desde alguns bem diferentes até scripts que são praticamente clones das melhores redes sociais existentes atualmente, como o facebook por exemplo, veja alguns destes scripts abaixo:

Dolphin(Pago)

Movim(opensource)

Diaspora(opensource)

Elgg(opensource)

Buddypress(opensource)

Cunity (opensource)

Friendly Social Network (script pago, 36 dólares)

Elitenetwork (script pago, 26 dólares)

 

Além destes que citei acima, existem diversos outros disponíveis, caso conheça algum outro e queira compartilhar, sinta-se livre, desde já agradeço sua contribuição!

Por hora é apenas isso, vale ressaltar que este post tem o objetivo único de tentar clarear um pouco as possibilidades, também sou programador e nem de longe sinto que meu trabalho é dispensável, se pensar assim estou perdido, mostrei como é possível criar a rede social, gastando relativamente pouco, mas sempre entra outras questões, tais como: segurança da rede, prevenção de ataques (isso pode significar muita dor de cabeça), entre outros, mas é assunto para um próximo post…

Viu alguma coisa errada e quer me ajudar a concertar? Fico grato! Favor usar o form

Gostou do conteudo? então, compartilhe nas redes sociais!

  • Edson Pocahi

    Uma ótima maneira de ganhar dinheiro com sites é aproveitar o momento de cada oportunidade, e o momento agora é das redes sociais de paquera/namoro.

    Uma ótima maneira de começar é usando software especialista nisso, é um script php original (sem bugs como outros encontros por aí sendo vendidos no Mercado Livre por exemplo). É, no estilo do Badoo (mas é personalizavel pois é com codigo aberto), com recursos adicionais, entre eles ambiente 3D.

    Além disso, o fabricante garante instalação, suporte e hospedagem grátis!

    Confira o Chameleon: https://chameleonsocial.com/pt/index.php (Clique em ver Demos para conhecer o programa na prática)

    Lista de recursos aqui: https://chameleonsocial.com/pt/features.php

    Essa foto é um exemplo do design (peguei da pagina do desenvolvedor do script)