Porque utilizar modelos de sites responsivos?

shutterstock_147267149

Atualmente não basta ter um site para sua empresa ou e-commerce. A cada dia seus concorrentes buscam novas formas de utilizar a tecnologia a seu favor e você não deve ficar para trás. Mas como destacar-se no meio de milhões e milhões de sites presentes na internet?

Usar modelos de sites responsivos é uma necessidade atualmente. Além de ser o que a maioria está fazendo, um site responsivo traz melhor experiência ao visitante, um ponto importante no marketing digital. A cada dia a importância do site responsivo só aumenta e é preciso estar ligado nas mudanças necessárias para não perder visitantes e clientes em potencial.

O que é um site responsivo?

Sites responsivos são aqueles que se adaptam completamente ao tamanho da tela e do equipamento que está sendo utilizado para acessar a internet. Assim o site possui configurações diferentes e projeta a melhor forma de visualização para quem está em desktops, tablets ou smartphones, sem perder qualidade, conteúdo ou dificultar a navegação por parte do usuário.

Pesquisas apontam que a o uso de dispositivos alternativos ao computador para acessar a internet aumenta a cada dia, com os usuários passando cada vez menos tempo em cada página, especialmente quando acessam pelo celular. Para isso, o design do site e suas funcionalidades devem ser adaptadas para atender ao público mobile. Uma forma antes utilizada era a criação de um site mobile, separado do site destinado ao uso do desktop. No entanto, com a criação dos sites responsivos, essa alternativa é mais utilizada em portais de notícias, uma vez que na versão mobile eles excluem as imagens para o site carregar mais rápido, por exemplo.

É impossível prever com certeza quais serão os novos equipamentos que acessarão a internet num futuro próximo, mas o design responsivo se ajusta a qualquer um deles. Assim é possível ver o site em uma televisão de 42’’ ou em um mini-smartphone, sem mudar o conteúdo em si, mas sim a posição, tamanho e forma com que os botões e conteúdos são apresentados ao usuário.

 

 Por Maristela Duarte – São Paulo/SP