Skip to content

ESTAMOS SEMPRE COM NOVIDADES AQUI NO BLOG, SEJA AVISADO DE NOVOS POSTS PRIMEIRO, ASSINE NOSSA NEWSLATTER AO LADO.

Não praticamos spam

Como instalar o wordpress no seu computador

Geralmente quem tem um blog, tem em seu computador algum csm instalado para testes de plug-ins, modificações em layouts enfim, eu considero isso muito útil e faço uso disso para testar algum plugin que vou usar aqui no blog, dessa forma posso ver se é o que eu preciso no momento ou não e evito instalar algo indesejado no servidor.

Então pensando nisso com o intuito de tentar ajudar quem quer instalar o wordpress localmente, fiz esse tutorial mostrando Como instalar o wordpress no seu computador , espero que seja útil !

A primeira coisa que você vai precisar é ter instalado em sua maquina três programas, são eles: php, mysql e apache, ou de uma forma mais simples pode optar por usar o easyphp que é o que eu uso no meu PC, ele instala automaticamente os três para você! Ele pode ser baixado grátis nesse link, bom o próximo passo é baixar a ultima versão do wordpress, siga esse link e faça o download.

Bom agora supondo que já tenha os programas necessários podemos de fato começar.

 

  1. Abra o easyphp , e clique em “Explorer” ou aperte f8 , feito isso vai abrir a pasta “www” que é onde deve ser colocado o arquivo do Wordpress que você baixou , importante , descompacte o arquivo antes , assim cole dentro de “www” a pasta “wordpress” e pronto .
  2. volte no easyphp e clique em “local web” ou aperte f7, observe que ao abrir se você fez tudo certo vai aparecer uma pasta com o nome de “ Wordpress”, clique sobre ela e vai aparecer a frase “criar um arquivo de configuração” clique sobre ele.
  3. A próxima tela é a apresentação do Wordpress, te dizendo o que é necessário para a instalação, como o banco de dados, por exemplo, clique em começar.
  4.  Para criar um banco de dados, volte novamente ao easyphp e na aba “configuration” selecione “phpmyadmin”, feito isso abrira uma pagina do php my admim onde vai ser criado o banco de dados. Veja na imagem, no espaço abaixo da frase “criar um novo banco de dados” coloque o nome wordpress, por exemplo, mas pode ser qualquer nome, lembrando que é esse nome que será usado na instalação, clique no botão “criar” e pronto.
  5. Agora vá ate a pagina da etapa 3 e comece a instalar, se tudo estiver certo aparecera uma tela onde devera ser feita a conexão com o banco de dados que foi criado, é simples, devera ser preenchido assim: 1º nome do banco de dados que foi criado na etapa anterior, 2º nome de usuário, como padrão é “root” 3º senha, essa pode ser deixada em branco mesmo. 4º servidor do banco de dados, como padrão é “localhost” feito esses passos clique em “enviar”.
  6. Agora já esta quase tudo feito nessa tela vai aparecer a frase “começar a instalação” clique sobre ela, e na próxima tela escolha o titulo do seu blog, usuário, como padrão eu uso admin, senha, e um e-mail, clique em “instalar o Wordpress” e pronto tudo certo!
  7. Agora na próxima tela faça o login como seu nome de usuário e senha e comece os testes!

Muito fácil né? Pra tentar ajudar um pouco mais fiz todos esses passos no vídeo abaixo, espero ter ajudado boa sorte!

 

 
Baixe o wordpress

Gostou do conteudo? então, compartilhe nas redes sociais!

  • Bellinha

    Estava procurando um tutorial pra instalar o WP no pc, quero ter offline o theme do meu blog.

    Muito útil e de fácil entendimento, parabéns e obrigada!

    • administrador

      Bellinha , obrigado pelo comentário ! valeu mesmo . eu também gosto de ter ele instalado localmente , com o mesmo template do blog porque caso eu queira testar algum plugin novo , faço o teste localmente , e se der problemas , não afeta meu blog online .